No próximo domingo, dia 05 de fevereiro, o Coro Vox Anima apresentarána Igreja Batista em Vila Pompéia a Missa Festiva de John Leavitt. Ver Coral
viu nisso uma boa ocasião de trazer um pouco mais de informação a respeito
desta peça tão querida entre os coralistas brasileiros. Inauguramos, assim, o
espaço “Traduções”. Neste espaço, esperamos sempre trazer traduções de textos
que, de outro modo, seriam acessíveis apenas aos iniciados em alguma língua estrangeira.
Hoje traduzimos o relato do próprio John Leavitt sobre a criação de sua Missa
Festiva.
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John Leavitt |
A criação da Missa Festiva por John Leavitt, Diretor de
Atividades Corais e Professor de Música na MidAmerica Nazarene University*
A Missa Festiva nasce em 1987 da encomenda de uma peça para
o International Choral Symposium em Kansas City. O Sanctus (“Festival Sanctus”)
da Missa foi resultado daquela encomenda. Outras partes do Ordinário se
seguiram – o Kyrie e Agnus Dei. O Gloria foi finalizado no outuno de 1990. O
Credo, o centro da peça que dá união a tudo, foi terminado na primavera de
1991. Naquele momento, os cinco movimentos separados foram orquestrados e
reunidos em uma obra maior, de aproximadamente 15 minutos de duração.
Desde então, a peça vem sendo executada no mundo todo por
coros leigos ou de igrejas. Recentemente, no aniversário de 20 anos do
“Festival Sanctus”, comecei a trabalhar numa expansão da orquestração que
realça a textura musical e a cor da obra, apresentando partes de sopros, cordas
e percussão. O resultado deste esforço também rendeu novas vozes em vários
movimentos, e a obra completa está agora disponível para SATB, SSB, SSA, TTB e
coro a 2 vozes.
Os movimentos externos, Kyrie e Agnus Dei, são compostos num
estilo lírico, neorromântico que apresenta uma inflexão modal. Os movimentos
internos, Gloria e Sanctus, são compostos num estilo rítmico, efervescente,
apresentando métricas mistas e síncopas. O movimento central, Credo, usa
melodias ancestrais para distinguir as três pessoas da Trindade. Uma vez que a
obra não tem a pretensão de ser uma Missa litúrgica, ela usa textos do
Ordinário, alterado ou não, para limitar-se a considerações musicais. Estes
textos em latim, celebrados através dos séculos, são envoltos por sua riqueza e
proporcionam um veículo excelente para o canto coral.
*Texto extraído de Alfred Music Ledger Lines, postado em 4 de junho de 2013. Tradução de Fernando Ribeiro
Os direitos autorais de texto e imagem são reservados a seus autores. Caso alguém se sinta lesado, o post será imediatamente apagado.
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