terça-feira, 31 de janeiro de 2017

TRADUÇÕES: A criação da Missa Festiva, por John Leavitt

No próximo domingo, dia 05 de fevereiro, o Coro Vox Anima apresentarána Igreja Batista em Vila Pompéia a Missa Festiva de John Leavitt. Ver Coral viu nisso uma boa ocasião de trazer um pouco mais de informação a respeito desta peça tão querida entre os coralistas brasileiros. Inauguramos, assim, o espaço “Traduções”. Neste espaço, esperamos sempre trazer traduções de textos que, de outro modo, seriam acessíveis apenas aos iniciados em alguma língua estrangeira. Hoje traduzimos o relato do próprio John Leavitt sobre a criação de sua Missa Festiva.

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John Leavitt

A criação da Missa Festiva por John Leavitt, Diretor de Atividades Corais e Professor de Música na MidAmerica Nazarene University*

A Missa Festiva nasce em 1987 da encomenda de uma peça para o International Choral Symposium em Kansas City. O Sanctus (“Festival Sanctus”) da Missa foi resultado daquela encomenda. Outras partes do Ordinário se seguiram – o Kyrie e Agnus Dei. O Gloria foi finalizado no outuno de 1990. O Credo, o centro da peça que dá união a tudo, foi terminado na primavera de 1991. Naquele momento, os cinco movimentos separados foram orquestrados e reunidos em uma obra maior, de aproximadamente 15 minutos de duração.
Desde então, a peça vem sendo executada no mundo todo por coros leigos ou de igrejas. Recentemente, no aniversário de 20 anos do “Festival Sanctus”, comecei a trabalhar numa expansão da orquestração que realça a textura musical e a cor da obra, apresentando partes de sopros, cordas e percussão. O resultado deste esforço também rendeu novas vozes em vários movimentos, e a obra completa está agora disponível para SATB, SSB, SSA, TTB e coro a 2 vozes.


Os movimentos externos, Kyrie e Agnus Dei, são compostos num estilo lírico, neorromântico que apresenta uma inflexão modal. Os movimentos internos, Gloria e Sanctus, são compostos num estilo rítmico, efervescente, apresentando métricas mistas e síncopas. O movimento central, Credo, usa melodias ancestrais para distinguir as três pessoas da Trindade. Uma vez que a obra não tem a pretensão de ser uma Missa litúrgica, ela usa textos do Ordinário, alterado ou não, para limitar-se a considerações musicais. Estes textos em latim, celebrados através dos séculos, são envoltos por sua riqueza e proporcionam um veículo excelente para o canto coral.

*Texto extraído de Alfred Music Ledger Lines, postado em 4 de junho de 2013. Tradução de Fernando Ribeiro

Os direitos autorais de texto e imagem são reservados a seus autores. Caso  alguém se sinta lesado, o post será imediatamente apagado.

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