quinta-feira, 8 de junho de 2017

Juditha Triumphans na programação do Theatro São Pedro



Ainda vivendo um processo de reestruturação, o Theatro São Pedro anunciou a programação que terá início a partir do segundo semestre. No que tange ao repertório coral, há apenas um concerto programado: o oratório Juditha Triumphans, de Vivaldi.

O concerto será regido por Ricardo Kanji. Coro e solistas serão selecionados através de audição e orientados por Marília Vargas. Leia aqui.

Juditha Triumphans terá duas apresentações, em 30 de setembro e 1º de outubro.



SOBRE A OBRA

Juditha triumphans devicta Holefernis barbarie (Judite triunfante sobre os bárbaros de Holofernes), RV644, é um oratório de Antonio Vivaldi (o único sobrevivente dos quatro que ele teria composto). Apesar de todo o oratório restar intacto, a abertura nunca foi encontrada. O libreto em latim foi escrito por Jacopo Cassetti baseado no Livro de Judite.

A obra foi encomendada para comemorar a vitória da República de Veneza sobre os turcos durante o Cerco de Corfu, em 1716.



A HISTÓRIA

O rei Nabucodonossor envia um exército a Israel para exigir mais impostos. Sob o comando do general Holofernes, os assírios cercam a cidade de Betúlia e estão a ponto de conquistá-la quando a jovem Judite vai a ele pedir misericórdia. Holofernes se apaixona, e Judite cede a ele. Após um lauto banquete e muito vinho, Holofernes cai adormecido. Judite se aproveita disso e decepa-o, retornando vitoriosa a Betúlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário